A pandemia da COVID-19 já dura um ano no Brasil e muitos tutores ainda possuem dúvidas sobre qual é a melhor forma de cuidar do seu pet durante esse período. Segundo a Fiocruz, não existem estudos aprofundados demonstrando que os pets podem contrair ou transmitir o coronavírus, pois são apenas 25 relatos no mundo todo sobre animais que contraíram a doença e nenhum relato oficial de transmissibilidade. No Brasil, não há nenhum caso positivo em animais, segundo a última informação sobre o assunto em fevereiro de 2021, mas adotar hábitos de higiene com os nossos peludos é fundamental, com ou sem pandemia.
Uma das atividades principais é o passeio e ele merece bastante atenção. Sair para passear com o seu cachorro ajuda na sua saúde mental e física, melhorando seus estímulos visuais e olfativos e evitando o famoso tédio dentro de casa. O passeio também ajuda na socialização do seu bichinho, (pois é bem provável que vocês encontrem outros animais na rua), auxilia no gasto energético e evita a obesidade.
Falando em passeio, você já ouvi falar nos sapatinhos para pet? Alguns tutores têm usado para evitar limpar as patinhas ao chegar em casa, mas saiba que não é a melhor alternativa. Os cachorros suam pela boca e pelos coxins, as almofadinhas nas patas, e os sapatinhos podem aumentar a temperatura corporal do seu pet, trazendo malefícios ao seu melhor amigo. Não use-os sem recomendação de um veterinário e saiba que os sapatinhos normalmente são indicados quando há lesões na pata que necessitam de curativo. Então, o que fazer? A solução é simples: água, sabão neutro e pano. Umedeça o pano na água com sabão e limpe delicadamente as patas do seu cachorro após voltar da rua. Não esqueça de limpar também a guia e a coleira.
Quando decidir passear com seu pet, busque horários com menos movimento na rua, pensando também na sua prevenção contra a COVID-19 e sempre use máscaras de qualidade, a indicação no momento são as PFF2. Se não há possibilidade de sair passear com o pet, busque entretê-lo da melhor forma possível, com brincadeiras e atividades dentro de casa. Não é o ideal para evitar o estresse, mas estamos vivendo tempos difíceis e sabemos que nem todos tutores tem condições de sair diariamente.
Os banhos são fundamentais para a manutenção da higiene do seu cachorro, por isso mantenha a rotina. Os hábitos saudáveis de higiene devem ser mantidos sempre, mesmo que você não esteja saindo para passear com seu pet, pois evitam doenças e melhoram a qualidade de vida dos animais.
Sabe-se que ainda não há um consenso sobre os animais serem vetores do vírus externamente, mas se o tutor tenha testado positivo e convive com animais e outras pessoas, o ideal é se isolar e não ter contato com nenhum deles. Na dúvida, nada melhor que a prevenção! E, lembre-se: o carinho e o amor são peças essenciais, cuide bem do seu melhor amigo de quatro patas e tenha uma companhia incrível para os dias cinzentos!