Mas, afinal, qual o motivo para tantos lambeijos? As lambidas funcionam como demonstração de carinho? Um cachorro que lambe muito é motivo para preocupação?
Em geral, as lambidas fazem parte da comunicação deles! Por isso, quando um cachorro lambe seu tutor ou outro animal, ele está querendo dizer algo ou colher algum tipo de informação.
O comportamento de lamber significa uma forma de reconhecer quem é da sua matilha, além de ser, de uma maneira geral, a forma mais eficiente para eles explorarem o mundo durante sua fase de crescimento. O pet utiliza essa ‘‘técnica’’ para reconhecer nosso humor, onde estivemos, se estávamos acompanhados e até se estamos doentes. Sim, a língua canina é realmente muito poderosa!
Também tem o fator do nosso “gosto” ser muito agradável para eles. Não à toa, os pets podem ficar nos lambendo até que sintam que conseguiram identificar, com sucesso, todos os cheiros e gostos presentes em nosso corpo.
Mas cuidado! Lambidas em excesso podem ser um problema: Um aumigo ansioso, por exemplo, pode adquirir o hábito de lamber as patas compulsivamente para aliviar o estresse. Nestes casos, é necessário procurar ajuda de um profissional especializado.
De acordo com algumas hipóteses, as lambidas podem ser sim uma forma de demonstrar ou de pedir carinho, como muitos imaginam. Mas, também pode ser que o pet simplesmente adore o gostinho salgado do seu rosto!
Há muitas razões para o seu pet lamber. Pode ser para demonstrar afeto ou para chamar a sua atenção, estresse, ansiedade, pedir alguma coisa… Ou até mesmo, fome!
Aqui na Granpet você encontra o que há de melhor em rações para gatos e cachorros, sempre buscando melhorar a qualidade de vida do seu bichano através da alimentação!