Você também já se perguntou se o mau hálito do seu cachorro é normal? Ao contrário do que as pessoas acham, sentir uma dor na boca do seu bichinho pode ser um sinal de preocupação, pois isso pode ser uma forma de demonstrar que ele não está bem e precisa de uma atenção sua. Vamos ajudar você a saber o que isso ocasiona e o que você pode fazer para ajudar seu cachorrinho!
Uma das causas mais comum dessa halitose, é o acúmulo de tártaro no dente, que pode vir por conta de uma gengivite ou de uma inflamação de algum dente que possa estar quebrado. Na maioria das vezes as doenças bucais de seu cachorro, estão relacionadas a má higienização do seu dente, ou seja, o seu bichinho não está recebendo muitos cuidados em sua boca.
Assim como nos humanos, se nós não fizermos a limpeza regularmente a sujeira acaba se proliferando e formando os tártaros. Esses tártaros presentes no dente dele, podem causar inflamações gerando esse mau hálito, que é o primeiro indício desse problema.
O mais recomendado assim que o seu animal de estimação apresentar o mau hálito é procurar um veterinário, pois as vezes esse problema pode estar ligado a outra coisa e sempre ficar atento a sinais que seu peludinho dá, como, vômito, salivação excessiva, apatia, secreção nasal, pois pode estar ligado alguns desses problemas, respiratórios, doença renal, diabetes, doença gástricas. Fique atento a todos os sinais e procure um veterinário, o mais rápido possível!
Para evitar esse mau hálito do seu cachorro, é recomendado um cuidado diário com a boca do seu pet, tentar fazer escovação sempre que possível, fazer o uso de spray bucal, lembrando de sempre ir aos poucos pois isso pode ser uma ação que pode deixar seu bichano nervoso, dar petisco próprio para os dentinhos dele, soluções bucais que pode ser usado na água, entre outros que você pode encontrar próprio para seu pet. Essa atenção extra seu cachorro merece!