É mais difícil perceber quando os quilinhos começam a aumentar ou diminuir nos pets, por isso, é importante os tutores estarem sempre atentos às curvas no corpinho deles.
O peso ideal para o seu cachorro, dependerá da sua raça, tamanho, sexo e idade. O ambiente que ele vive pode influenciar também, um cão que vive no campo, por exemplo, possivelmente estará muito mais em forma do que um que vive na cidade, mas não é por isso que o segundo será mais gordinho.
Sabemos que assim como os humanos, os bichanos também precisam estar com uma condição corporal boa e saúde em dia!
Mas como saber se o seu pet está muito magro ou obeso?
Existe um score da condição corporal dos animais, sendo os estágios denominados como muito magro, magro, peso ideal, sobrepeso e obeso.
Em um pet com o peso adequado, é possível sentir as costelas ao toque, tarefa que vai ficando mais difícil à medida que o animal vai ganhando peso.
Outro sinal de alerta é quando é necessário afrouxar a coleira. O contrário acontece quando o cão ou gato está magro ou muito magro. Os ossos ficam visíveis, e fáceis de sentir, e, olhando de cima para baixo, é nítida a ausência de gordura.
A região da cintura, vista de cima, é um bom medidor. Um animal magro demais terá a curva mais acentuada, enquanto aqueles acima do peso ficarão visualmente mais curvos. A palpação ajudará a sentir melhor a condição física do seu animal.
Independente se o seu gato ou cachorro estiver abaixo ou acima do peso, é importante o acompanhamento com um veterinário especializado, para fazer o acompanhamento e diagnóstico correto, pois a oscilação no peso pode acontecer devido a vários fatores.
O importante sempre é ter um alimento completo e balanceado, com todos os nutrientes, cuidadosamente desenvolvido para garantir uma alimentação saudável e variada. Com a ração Granpet, você tem tudo isso e muito mais!