Cachorros ou gatos vira-latas, conhecidos como SRD (Sem Raça Definida), são animais que não possuem origem definida. Eles podem portar linhagens misturadas ou mesmo um misto de duas raças genuínas!
Os vira-latas são queridinhos pelos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, os cães e gatos SRD representam 41% dos animais presentes nos lares do país. O que é uma boa estimativa e evita maus tratos e canis clandestinos.
Eles são seres únicos em físico, personalidade e temperamento!
Além de tudo, são mais resistentes e saudáveis que os de raças genuínas, devido ao seu código genético. Quanto mais raças misturadas, menor a chance do animal apresentar doenças hereditárias. Entretanto, isso não quer dizer que os SRD não merecem cuidados: todos os animais devem ser vacinados periodicamente.
Quando um vira-lata é adotado, ele passa a amar o dono, torna-se fiel e faz de tudo para agradar! Isso não é uma regra, já que cada animal possui um temperamento, porém, a maioria dos peludos SRD são extremamente carinhosos e gratos (até mesmo os gatinhos).
Os SRD são mais saudáveis e possuem expectativa de vida maior que animais de raça pura. Esse é mais um dos grandes motivos para adotar um vira-lata: eles te acompanharão por muito tempo!
Mesmo com todos os benefícios que um animal vira-lata pode oferecer aos seres humanos, ainda é recorrente o abandono de cachorros e gatos no país. Por isso, adotar significa salvar vidas que não merecem estar em situação de sofrimento!
Existem muitos casos de animais abandonados em todas as cidades do Brasil e quem acolhe contribui diretamente para diminuição dos maus tratos.
Imagina que gratificante poder mudar a vida de um vira-lata que está na rua ou em um abrigo e oferecer a ele todo carinho e cuidado necessário? Sem dúvidas ele será um grande amigo!