A alergia alimentar é uma doença quase sempre dermatológica, pois os gatos que apresentam essa condição têm lesões na pele, falhas na pelagem e coceira, que costumam ser de moderada a severa, especialmente no rosto dos gatinhos.
Alguns felinos podem ter outros sintomas, como vômitos, diarreia e, mais raramente, problemas respiratórios.
Toda alergia é causada por algo externo (um alérgeno) que desencadeia esse processo no corpo, seja no do gato, do cão ou do homem. Quando se trata de alergia alimentar, o alérgeno é o alimento.
Nossos amigos podem ter alergia a qualquer componente de alimento industrializado, mas na maioria dos casos, os animais são mais sensíveis à peixe, laticínios, carne de vaca, de porco, de frango, ovos e até carne de cordeiro, que costuma ser usada nas dietas hipoalergênicas, mas que podem causar alergia em alguns gatos.
Infelizmente a maioria dos alimentos comerciais para gatos possuem a mesma composição, com variação em quantidade e sabor, apenas. Por isso, trocar de uma marca para a outra não costuma melhorar o problema.
Como identificar os sintomas?
Os gatos com alergia alimentar frequentemente apresentam feridas na face que podem coçar muito. Alguns gatos podem apresentar lesões nas patinhas também, nas famosas almofadinhas. É importante salientar que nesse tipo de alergia, a coceira e as lesões na pele ocorrem durante todo ano e não em uma época específica.
Como diagnosticar?
Para concluir que o felino tem alergia alimentar o veterinário se baseia no tipo de lesão vista durante o exame, pois elas costumam ser bem características, mas é muito importante diferenciar esse tipo de problema de alergia à picada de insetos, como mosquitos ou pulgas.
Por essa razão, não é possível fechar o diagnóstico se baseando apenas nos sintomas. É preciso fazer uma dieta de eliminação. Essa dieta consiste em oferecer ao gato fontes de proteína e carboidrato nunca antes oferecidas e ver se os sintomas melhoram.
Essa dieta oferecida pode ser tanto comercial quanto caseira. No caso da comercial ela é chamada de ração hipoalergênica, pois contém proteínas hidrolisadas (quebradas) em pedaços menores, o que costuma causar menos alergia. É importante salientar que alguns animais continuarão tendo sintomas mesmo com ração hipoalergênica, dependendo do tipo de alergia. Somado a isso, essas rações não agradam ao paladar exigente do gato e isso pode ser suficiente para entrar com dieta caseira de eliminação.
E como tratar?
Os tutores precisam estar preparados psicologicamente para um tratamento que vai durar a vida toda do gato com altos e baixos e constantes visitas ao veterinário.
Alergias / intolerâncias alimentares são causadas por uma reação a um ingrediente específico, que geralmente é a proteína. Às vezes denominadas como “reação adversa a alimentos”, elas são definidas como uma resposta anormal a um alimento ou conservante.
A importância da nutrição
Alergias ou intolerâncias alimentares poderão durar pela vida toda. O objetivo principal no tratamento de alergias ou reações adversas a alimentos é encontrar e evitar os ingredientes de alimentos responsáveis por esse mal.
Se o seu miaumigo sofre de alergias alimentares, é ainda mais importante alimentá-lo com a ração certa!