Adotar um animal é uma atitude poderosa. Quem adota ajuda a diminuir o número de animais abandonados nas ruas.
Desde o momento em que acolhemos esses seres tão cheios de amor em nosso lar, eles começam a nos transformar por dentro e por fora.
Podemos acreditar que os animais são os principais beneficiados com a adoção, mas, na verdade, quem mais sai ganhando somos nós, porque temos a oportunidade de descobrir o verdadeiro significado de amor puro, gratidão e lealdade.
Os animais retribuem toda a nossa atenção e cuidado de maneira tão intensa. Eles tocam a nossa alma e nos tornam pessoas melhores, menos egoístas e mais amorosas.
Aprendemos com os nossos animais adotados que dentro daqueles olhinhos de jabuticaba que nos olham com tanto amor, já houve muito sofrimento e mesmo assim, eles não desistiram de encontrar um lar e amar novamente.
A esperança existe para eles da maneira mais pura possível.
A grandeza e a bondade que demonstram em cada uma de suas atitudes são qualidades que nos conquistam, que nos fazem desenvolver um grande amor e necessidade de cuidar deles e protegê-los.
E é exatamente isso que devemos fazer: cuidar, amar e proteger. Eles são como anjos, não existe maldade em sua essência.
Perguntas que devem ser feitas antes de adotar:
Qual(is) o(s) motivo(s) para a adoção?
Primeiro, é preciso saber o real motivo para adotar animais. Você deve refletir se está querendo um bichinho pelos motivos certos. Isso evita que, no futuro, você se arrependa dessa escolha e acabe devolvendo-o.
Você já teve um animal antes?
Pessoas que ainda não tiveram a experiência de cuidar de um peludo podem desconhecer o que esperar. Se esse é o seu caso, procure conversar com pessoas que já são tutores. Tire suas dúvidas e, só então, procure gatos ou cães para adotar.
Qual é a sua rotina? Quanto tempo vai poder dedicar ao seu novo amigo?
Dependendo da personalidade do cão ou do gato, ele pode precisar de mais atenção. Por esse motivo, se você não fica muito em casa e/ou viaja constantemente, precisa saber disso. Você também pode optar por peludos mais independentes ou ter mais de um, sempre levando todas as demais questões em consideração.
Onde pretende abrigá-lo?
Escolha o local correto de acordo com o tamanho e demanda do bichinho. Sua casa possui espaço suficiente para ele? Haverá caminha em que possa descansar? Pense se o pet ficará dentro ou fora de casa. Todas essas questões são importantes para a qualidade de vida dele.
Já pensou no lado financeiro?
Assim como um filho, os animais geram gastos, seja com ração, higiene, saúde, entre outros fatores. Portanto, é necessário colocar essas despesas na ponta do lápis para descobrir se é possível arcar com elas!
Adotar um animal de estimação requer planejamento em longo prazo, já que cães e gatos
podem viver bastante tempo!
Vale lembrar que o estilo de vida e os cuidados que você tem com a saúde do peludo são fatores cruciais para aumentar a expectativa de vida dele.
A alimentação de qualidade é um dos pontos mais importantes para prolongar o tempo que você tem com seu pet!
Uma Alimentação saudável, balanceada e 100% natural para cães de todas as raças e tamanhos, com ingredientes selecionados para garantir mais saúde, qualidade de vida e longevidade, você encontra aqui na Granpet!