Quando começamos a cuidar de um cãozinho, uma das primeiras preocupações é qual ração comprar, afinal, todo tutor busca oferecer o que há de melhor para o novo membro da família. Você já deve ter ouvido falar sobre os nutrientes essenciais nas rações, mas você sabe quais são eles?
Existem dois tipos principais: os macronutrientes e os micronutrientes. Uma ração é de qualidade quando sua formula contem esses nutrientes essenciais de forma equilibrada afim de garantir uma nutrição completa para os cães.
Macronutrientes
Os macronutrientes são responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Fazem parte desse grupo os carboidratos, as gorduras e as proteínas.
As proteínas são importantes macronutrientes. Fornecem energia, auxiliam no crescimento, estão na constituição das células, na composição dos anticorpos e são responsáveis pela construção e reparação de tecidos como músculos, pelos, cartilagens, etc. É encontrada em forma de farinha de vísceras, farinha de carne e de ossos.
Os carboidratos são fontes de energia rápida, evitam que as proteínas dos tecidos sejam utilizadas e auxiliam na manutenção da massa muscular. Milho, cenoura, beterraba, quirera de arroz, são alguns dos carboidratos encontrados nas rações. As fibras são consideradas carboidratos estruturais e são aliadas do bom funcionamento do intestino, fortalecem o sistema imune e auxiliam na redução dos níveis de glicose no sangue.
Além de ser uma reserva de energia, as gorduras protegem os órgãos, ajudam a manter a temperatura do corpo, dão a sensação de saciedade e auxiliam na absorção de algumas vitaminas. Nas rações podem ser encontradas como gordura de frango e óleo de peixe.
Micronutrientes
Os micronutrientes são as vitaminas e os minerais. São responsáveis por facilitar as reações químicas do organismo. O corpo humano e animal necessitam de uma quantidade menor de micronutrientes em comparação aos macronutrientes, mas ainda assim, são fundamentais para o bom funcionamento das funções.
A vitamina A está relacionada com as funções da pele, da boa visão e pela síntese de hormônios. A vitamina K metaboliza as proteínas e ajuda na coagulação do sangue, enquanto a vitamina E é conhecida por ser um excelente antioxidante e a vitamina D auxilia na regulação do metabolismo do fósforo e do cálcio. As vitaminas do complexo B também possuem ação antioxidante e estão diretamente ligadas ao funcionamento do sistema nervoso e da pele e também ajudam no crescimento dos tecidos. Sentiu falta da vitamina C? Nos cães, ela é metabolizada a partir da glicose no fígado.
Os micronutrientes são adicionados nas rações em quantidades equilibradas, para que o alimento seja completo e balanceado.
Meu cão precisa de suplemento?
As rações industrializadas de boa qualidade são produzidas para que não tenha a necessidade de uma suplementação. São completas e nutricionalmente balanceadas, porém a pessoa mais apropriada para indicar suplementação, depois de um diagnóstico, é o seu médico veterinário do seu pet. Atenção: os suplementos nunca devem ser oferecidos sem a orientação de um profissional especializado!
E se você pensa que uma ração de excelente qualidade pesa no orçamento no final do mês, precisa conhecer as linhas oferecidas pela GranPet. São rações a preço de fábrica, completas e ricas em nutrientes essenciais para todas as fases da vida do seu melhor amigo. Ofereça o que há de melhor em nutrição animal e melhore a qualidade de vida do seu pet!